-
A CIDADANIA FILOSÓFICA E A PROBLEMÁTICA EPISTEMOLÓGICA DO CAMPO DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL
- Voltar
Metadados
Descrição
This text deals with the contemporary discussion of philosophical citizenship in the field of knowledge Philosophy Teaching, and offers some contributions in favor of thinking about an epistemological status for the field. It is an excerpt from the doctoral thesis “The construction of the discourse of philosophy teaching in Brazil: an analysis of the epistemological constitution of the field”, defended in 2023, in the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Santa Maria ( UFSM), whose general objective was to analyze how the knowledge of philosophy and education constitute the production of a discourse on teaching philosophy in Brazil, considering the creation and productions of the GT philosophizing and Teaching to philosophizing of the National Association of Postgraduate Studies in Philosophy (ANPOF), from 2006 to 2022. In view of this, this text explores some definitions regarding the epistemological status of the area of philosophy teaching, defending it as a philosophical-educational field.||O presente texto trata da discussão contemporânea da cidadania filosófica do campo de conhecimento Ensino de Filosofia, e oferece algumas contribuições em prol de pensar um estatuto epistemológico para o campo. É um recorte da tese de doutorado “A construção do discurso do ensino de filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo”, defendida em 2023, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo geral consistiu em analisar como os saberes da filosofia e da educação constituem a produção de um discurso sobre ensinar filosofia no Brasil, considerando a criação e as produções do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), no período de 2006 a 2022. Diante disso, explora-se, neste texto, algumas definições acerca do estatuto epistemológico da área do Ensino de Filosofia, defendendo-o como um campo filosófico-educacional.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Erd Ribas, Jéssica
Data
30 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/70313 | 10.7443/problemata.v15i1.70313
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Jéssica Erd Ribas | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Problemata: International Journal of Philosophy; Vol. 15 No. 1 (2024); 192-207 | Problemata - International Journal of Philosophy; Vol. 15 No 1 (2024); 192-207 | Problemata - Revista Internacional de Filosofia; v. 15 n. 1 (2024); 192-207 | 2236-8612 | 1516-9219 | 10.7443/problemata.v15i1
Assuntos
Discurso educacional | discurso filosófico | ensino de filosofia | campo de conhecimento | estatuto epistemológico | Educational discourse | Philosophical discourse | Teaching philosophy | Field of knowledge | Epistemological status
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigos avaliados pelos proponentes do dossiê