-
Fashion and Material Agency||Moda e Agência Material
- Voltar
Metadados
Descrição
This article proposes to rethink fashion from a material agency perspective. It seeks to reimagine fashion practices based on the experiences we have with the things we wear. The text is based on theories of material agency, posthumanism and affects and becomings, and considers that not only people, but also the things we wear, play an active role in the fashion system. To discuss the subject fashion examples are used. The text concludes with reflections on what a turn to affect and material agency may mean to fashion design and experience.||Este trabalho conceitual se propõe a articular a questão da agência material na moda e como a experiência material travada com as coisas que vestimos pode servir de suporte para se repensar as práticas de moda. O texto se baseia em teorias de agência material, pós-humanismo e afetos e devires, e considera que não apenas as pessoas, mas também as coisas que usamos, desempenham um papel ativo no sistema da moda. Para discutir o assunto, exemplos na área da moda são utilizados. O texto conclui com reflexões sobre o que um desvio para o afeto e a agência material pode significar para a moda.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Valle Noronha, Julia
Data
1 de agosto de 2024
Formato
Identificador
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1834 | 10.26563/dobras.i41.1834
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Julia Valle Noronha | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Fonte
dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; n. 41 (2024); 449-462 | 2358-0003 | 1982-0313
Assuntos
agência material. | prática em moda | experiencia material | moda e responsabilidade | material agency | fashion practices | material experience | fashion and responsibility
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion